Você sabe o que é uma Mola Aérea?

A mola aérea nada mais é que um mecanismo que ajuda a manter uma porta fechada automaticamente logo após ser aberta. Ao usar uma mola, que também é conhecida como mola hidráulica, otimiza-se o tempo de abertura e fechamento das portas, resolvendo diversos problemas que podem interferir negativamente no dia a dia das pessoas. 

Esse tipo de mola é ideal para portas externas e internas de escritórios e edifícios comerciais e residenciais. Elas também são indicadas para portas de baixo tráfego de pessoas, como áreas de serviço, salas de reunião, banheiros e cozinhas.

E por ser versátil, as molas aéreas podem ser usadas em diversos ambientes e em portas com diferentes materiais.

Mas quando usar uma mola aérea? Entre os principais motivos estão:

  • porta que fecha bruscamente;
  • porta que fechando lentamente;
  • porta que fica aberta desnecessariamente;
  • porta de vidro que faz barulho ao fechar;
  • porta de vidro que raspa no chão ao abrir ou fechar.

Qual a melhor mola aérea para portas de madeira?

Como comentamos, as molas aéreas podem ser usadas em portas de diversos materiais, mas elas são as mais indicadas para as portas de madeira.

Mas com diversos modelos no mercado para escolher, na hora da compra opte por marcas que tragam qualidade e que são tradicionais, como a La Fonte.

Neste caso, a companhia possui o modelo 2234, que pode ser usado em portas madeira com largura máxima de 1.100mm e peso de 40kg, 60kg e 80kg.

A mola também tem resistência ao fogo de 120 minutos e alta resistência à corrosão (umidade de intempéries). Com três anos de garantia, a mola aérea 2234 tem acabamentos em pintura branco epóxi, prata epóxi e preto epóxi.

 

Como escolher mola para porta?

Quando for escolher a mola aérea para uma porta é preciso levar em conta alguns pontos como a força que ela precisará ter para puxar ou fechar uma porta. Como dentro da mola há uma mola helicoidal com espessura e tamanho diferente para cada força na mola, isso influencia no modelo que será usado.

Ou seja, cada modelo de mola aérea tem uma especificação diferente que atende ao tamanho e um peso de porta específicos. Com isso, quanto maior for o peso da porta, maior ou menor deve ser a força da mola.

Além do tamanho e do peso da porta outro fator que influencia no desempenho da mola aérea é o local onde ela será instalada. Em um ambiente com muito vento ela vai ter que fazer mais força para realizar o fechamento da porta, podendo comprometer o funcionamento pleno do produto.

Vale lembrar que as molas aéreas podem ser instaladas em todos os tipos de portas e de diferentes materiais, como madeira, vidro, aço e alumínio.

Já sobre o espaço, é preciso verificar qual o tipo de espaço que possui para instalação do produto, se a mola pode ser instalada na parte do próprio batente da porta ou na parte superior.

O lugar em que a porta se encontra também precisa ser levado em consideração, uma vez que existem modelos ideais para portas residenciais e outros mais recomendados para portas comerciais, pois o fluxo de pessoas no local também tem influência.

 

Principais vantagens da mola aérea

O uso de molas aéreas nas portas tem diversas vantagens, principalmente em ambientes comerciais, pois esse tipo de local costuma ter alto fluxo de pessoas passando pela porta, o que significa mais abertura e fechamento da porta ao longo do dia.

Por conta disso, as chances da porta ser fechada de forma inadequada, são grandes. Mas, ao ter uma mola aérea instalada, garante-se que a porta sempre vai ser fechada completamente.

Também vale ressaltar a praticidade de poder fechar a porta sem a maçaneta, pois a pessoa pode apenas entrar ou sair do ambiente sem se preocupar de fechar a porta.

Além disso, o uso da mola evita que a porta bata, pois o fechamento é feito de forma controlada, evitando que ocorram danos à parede e a própria estrutura da porta.

 

Conheça as molas aéreas da La Fonte

A La fonte possui uma linha completa de molas aéreas convencionais. Elas são ideais para portas de tráfego intenso e máxima resistência à corrosão, e há modelos que podem ser utilizado em portas corta-fogo.

Conheça todos os modelos disponíveis:

 

Mola aérea 2234

A mola aérea 2234 tem ótimo custo-benefício, sendo um dos melhores entre as molas aéreas disponíveis no mercado. Ela é ideal para portas e portões de tráfego médio/alto, além de ser aplicável a portas corta-fogo.

Sua alta resistência à corrosão faz com que ela seja ideal para aplicação em locais sujeitos a intempéries, e a função BC (Back Check), que controla o movimento de abertura, amorteça a ação de movimentos bruscos, como os golpes de vento.

A mola aérea 2234 tem acabamentos em pintura branco epóxi, prata epóxi e preto epóxi, além de três anos de garantia.

 

Mola aérea DC 200

Indicada para portas corta-fogo, a mola aérea DC 200 tem ajuste de força ajustável na válvula e pode ser usada em portas de largura até 1.100 mm e peso de 80 kg.

Ela é indicada para locais com intenso tráfego de pessoas e tem cinco anos de garantia. A mola tem acabamento em PPT (prata). 

 

Mola aérea DC 300

Já a mola aérea DC 300 também é indicada para uso em portas corta-fogo, e tem ajuste de força ajustável na válvula. Ela pode ser usada em portas de largura até 1.400 mm e peso de 120 kg.

Ela é indicada para locais com intenso tráfego de pessoas e tem cinco anos de garantia. A mola tem acabamento em PPT (prata). 

Agora que você já sabe sobre o que é uma mola aérea, quais os tipos de mola para portas e conhece a sua finalidade e as principais vantagens, conte com os produtos da La Fonte para trazer mais segurança para as suas portas!