O que é mola de piso?

Hidráulicas ou pneumáticas, as molas de piso são usadas em portas onde é necessário a abertura em ambas as direções. E como elas são encaixadas nas ferragens da porta, elas não interferem na aparência, podendo ser instalada em qualquer ambiente.

Uma mola de piso funciona perfeitamente por vários anos, mas é preciso alguns cuidados. Confira alguns deles abaixo! 

Regulagem


Ao ser instalada na porta, as molas de piso precisam ser reguladas. E para regular a força é preciso lembrar que cada giro completo (360 graus) acessa um nível de força: para mais (giro à direita) ou para menos (giro à esquerda).

 

Fechamento

Um dos objetivos da mola de piso é manter a porta fechada adequadamente. Quando a porta é instalada em um local com muito vento, por exemplo, a pressão contrária pode mantê-la sempre entreaberta.

Por conta disso, é preciso ajustar mais força em situações especiais como o do exemplo do vendo. E caso não exista mais a situação de vento, é preciso regular novamente a mola.

 

Ferrugem

Caso a mola apresente sinais de ferrugem, é preciso usar um selante especial, principalmente se a porta fica em locais com umidade. Se a ferrugem já estiver em estágio avançado, o ideal é substituir a mola de piso.

 

Alinhamento

Para ter maior durabilidade e melhor desempenho é preciso se certificar de que o eixo da mola esteja alinhado com o eixo da ferragem superior (prumo). Caso as ferragens ou a porta estejam desalinhadas, pode reduzir o tempo de vida da mola.

 

Como proteger mola de piso?

Ao instalar uma mola de piso é preciso tomar cuidado, pois boa parte dos problemas que acontecem com elas é por conta de erros na instalação. Os mais comuns são:

  • mola desnivelada ou fora de prumo em relação à porta;
  • uso de ferragens (eixos para molas de piso, braços de apoio para molas aéreas) inadequadas, de fontes não confiáveis;
  • porta com dimensões ou peso não suportados pela mola;
  • ajuste mal feito da força e das válvulas;
  • retirada dos parafusos que regulam a velocidade.

Por isso, ao instalar as molas de piso em qualquer tipo de porta é preciso seguir sempre as orientações do fabricante.

 

Qual a melhor mola de piso?

A escolha de uma mola de piso deve ser feita de acordo com as indicações de cada modelo e fabricante. Em uma porta de vidro, por exemplo, é preciso ficar atento ao tamanho, espessura e peso do próprio vidro. Além disso, escolha sempre molas de qualidade como as da La Fonte.

A marca, que está no mercado há mais de 100 anos,  possui dois modelos de molas de piso: a Mola de Piso 6500 e a Mola de Piso 7500.

 

Mola de piso 6500

Ideal para portas com peso de até 100 kg, a mola de piso 6500 tem ângulo de travamento de 90º e alta resistência à corrosão (umidade e intempéries).

Ela tem garantia de três anos, eixo tipo T (Santa Marina) e acabamento em inox lixado.

 

Mola de piso 7500

Já a mola de piso 7500 é indicada para portas de até 120 kg. Ela tem controle de velocidade de fechamento de 135º a 15º, bem como controle de velocidade de travamento de 15º a 0º.

Com alta resistência à corrosão (umidade e intempéries), esse modelo de mola da La Fonte tem garantia de três anos e acabamento em inox lixado.

E na hora de escolher a empresa fornecedora das molas, é preciso ficar atento se ela tem:

  • portfólio completo
  • rede em todo o país
  • cobertura técnica e comercial
  • material técnico
  • equipe de representantes treinada e qualificada
  • assistência técnica e bom pós-venda
  • marca forte e confiável

Como você pode ver ao longo do texto, a La Fonte tem os melhores modelos de molas de piso, oferecendo qualidade e segurança. Além disso, a empresa mantém os prazos de entrega em todo o Brasil para que o seu projeto seja atendido prontamente!