Fechaduras: como escolher a mais adequada?

A construção dos seus sonhos está quase pronta. Você pensou em todos os detalhes do imóvel perfeito para você e sua família ou empresa. Mas é preciso perguntar: você se lembrou de escolher fechaduras adequadas para suas portas?

As fechaduras são muito importantes para sua segurança, das pessoas ao seu redor e dos seus bens. É preciso analisar os ambientes em que as fechaduras serão instaladas. Ambientes externos e internos requerem diferentes níveis de segurança.

Leve em conta também o tipo de porta que receberá o equipamento. O material em que a porta é fabricada– vidro, metal ou madeira - também deve influenciar na escolha. Não se esqueça da questão estética também. O design da fechadura valoriza sua porta e a embeleza. Para tomar a melhor decisão, você deve conhecer os tipos de fechadura.

Fechadura de Entrada

As fechaduras de entrada, como o nome sugere, são aquelas instaladas nas portas principais dos imóveis. Podem ser divididas em três categorias: externas, internas e banheiro.

As fechaduras para uso externo oferecem alto nível de segurança, já que dão acesso ao ambiente externo ou área comum.  Estes tipos de fechadura possuem um cilindro com segredos de 05 ou 06 pinos, os cilindros com 06 pinos proporcionam maior combinações de segredos diferentes.

As fechaduras para uso interno não possuem cilindros, mas uma chave tipo gorge “interna” que conta com um nível de segurança mais baixo em relação as fechaduras externas com cilindro, quando a prioridade não é a segurança e sim a privacidade.

As fechaduras para banheiro não possuem cilindros, mas uma tranqueta do lado interno e acompanha uma chave de emergência na qual pode ser utilizada caso haja necessidade de abertura pelo lado externo. Conta com um nível de segurança mais baixo em relação as fechaduras externas com cilindro, pois neste caso nosso foco é a privacidade.

Fechadura para Porta Pivotante

As pivotantes vem justamente do seu mecanismo de abertura, que é feito por meio de pivôs (ou pinos) instalados na parte inferior e superior da porta, na mesma direção. Esses pinos servem para fixá-la verticalmente, no chão e no batente (parte de cima), fazendo-a girar em torno de um eixo vertical.

Caso a porta pivotante abra para os dois lados, interno e externo, o mais indicado é uma fechadura tipo rolete, quando a porta abre apenas para um lado pode ser utilizada também uma fechadura convencional.

Fechadura Bico de Papagaio

As fechaduras bico de papagaio são indicadas para uso em portas de correr. Elas têm esse nome porque a lingueta tem o formato semelhante a um bico, com a ponta para baixo que permite o travamento da porta. São fáceis de instalar e proporcionam segurança para seu espaço. Por isso, elas são indicadas tanto para ambientes internos quanto externos.

Fechaduras Elétricas

O travamento do tipo elétrico é muito comum em conjuntos residenciais, mas as fechaduras elétricas podem ser instaladas em residências e empresas. Elas funcionam, em resumo, pela ação de uma bobina que, ao receber carga elétrica, destrava a porta ou portão.

Quem está dentro do imóvel aciona a fechadura apenas pressionando um botão. E, para fechá-la, é só empurrar a porta para que se feche por encaixe.

fechadura elétrica promove um alto nível de segurança. Geralmente, ela trabalha em conjunto com um interfone e, por vezes, o botão de abertura remota se encontra no próprio aparelho.

Fechaduras Digitais

As fechaduras digitais são o que há de mais moderno, tratando-se de tecnologia. Já existem as que se integram a aplicativos de celular para seu funcionamento remoto. É possível, em alguns casos, até programar senhas de acesso remotamente e enviar para convidados além disto extrair relatórios de aberturas da fechadura, são sofisticadas e alguns modelos dispõem de menu com guia de voz o que facilita a configuração de seu sistema.

Existe diversos tipos de credenciais de abertura para as fechaduras digitais como senha, cartão de proximidade, biometria (impressão digital), acesso ao aplicativo de celular, comando de voz e chave de emergência.

Para fechaduras digitais, você poderá contar com as da marca Yale, do Grupo ASSA ABLOY Brasil. Elas são seguras e tecnológicas.

Quais tipos de fechaduras se adequam ao meu ambiente?

Depois de analisarmos diversos tipos de fechaduras, é hora de você escolher qual é a ideal para você. Após verificar os seus ambientes, tenha em mente os seguintes pontos:

• segurança;

• praticidade;

• estética;

• durabilidade.

Pensando nesses princípios, você está habilitado a fazer uma boa escolha. Para isso, você poderá checar os diversos  modelos de fechaduras em nosso site.

Mas se você não se sente à vontade ainda para decidir sobre a fechadura adequada, caso necessite de mais informações, acesse o site da La Fonte e conheça os tipos de fechadura e suas formas de utilização.

Entre em contato conosco para ficar por dentro dos benefícios de escolher a fechadura adequada para a sua empresa ou residência.