Fechaduras: como escolher a mais adequada?

A construção dos seus sonhos está quase pronta. Você pensou em todos os detalhes do imóvel perfeito para você e sua família ou empresa. Mas é preciso perguntar: você se lembrou de escolher fechaduras adequadas para suas portas?

Frequentemente itens esquecidos, as fechaduras não são apenas simples orifícios para girar uma chave e trancar uma porta. Vão além disso. Lembre-se de que são muito importantes para sua segurança, das pessoas ao seu redor e dos seus bens.

Você não precisa esperar acontecer um roubo ou uma invasão para pensar em escolher fechaduras adequadas. É preciso considerar certos fatores, no entanto. Este artigo visa mostrar para você opções de fechaduras e lhe ajudar a escolher as mais apropriadas.

Primeiro, pense nas suas prioridades: segurança, privacidade ou ambas? Em seguida, analise os ambientes em que as fechaduras serão instaladas. Ambientes externos e internos requerem diferentes níveis de segurança.

Leve em conta também o tipo de porta que receberá o equipamento. O material em que a porta é construída – vidro, metal ou madeira - também deve influenciar na escolha. Não se esqueça da questão estética também. O design da fechadura também conta. Para tomar a melhor decisão, você deve conhecer os tipos de fechadura.

Fechadura de Entrada

As fechaduras de entrada, como o nome sugere, são aquelas instaladas nas portas principais do imóvel. Podem ser divididas em duas categorias: externas e internas. As externas devem oferecer alto nível de segurança, já que dão acesso à rua.

Elas podem ser trancadas por chaves comuns ou por meio das chaves do tipo tetra, que são mais seguras. As chaves tetra possuem quatro segredos diferentes, ou seja, quatro sequências de dentes. Assim, equivalem a quatro chaves comuns. Este tipo de fechadura pode contar com travas auxiliares na parte de dentro da porta, o que confere mais proteção.

As fechaduras adequadas para os ambientes internos de um imóvel são as que logo vêm à nossa mente quando falamos neste assunto. Contam com um nível de segurança baixo, quando a prioridade não é a segurança e sim a privacidade.

Elas podem contar com uma chave para ser usada apenas na parte de fora. Nesse caso, possuem apenas um botão de travamento. Ao comprar uma fechadura desse tipo, você deve se certificar das medidas da porta onde vai ser instalada.

Pense também no desgaste que esse tipo de fechadura sofrerá com o tempo. Ela será usada com frequência.

Fechadura para Porta Pivotante

Falando em portas, diferentes tipos exigem fechaduras diferentes. As pivotantes são aquelas que giram em torno de um eixo para dar acesso a algum ambiente. As fechaduras adequadas para elas são as do tipo rolete.

As fechaduras do tipo rolete possuem a lingueta arredondada e podem ser dotadas de orifício para chaves comuns, também conhecidas como chave Yale, ou tetra, para maior segurança. Fechaduras rolete são indicadas para uso em portas com puxadores, como pode ser o caso da pivotante.

Fechadura Bico de papagaio

As fechaduras bico de papagaio são indicadas para uso em portas e janelas de correr. Elas têm esse nome porque a lingueta tem o formato semelhante a um bico, com a ponta para baixo. São de baixo custo, fáceis de instalar e proporcionam relativa segurança. Por isso, elas são indicadas tanto para ambientes internos quanto externos.

Fechadura de Encaixe

As fechaduras de encaixe são seguras e práticas. Para fechar uma porta equipada com elas, basta empurrá-la e a lingueta já vai se encaixar no vão, travando-a. Também é recomendada para usar tanto dentro como fora do imóvel.

Elas oferecem um bom nível de segurança e podem ser usadas também em portas de correr e naquelas fabricadas em vidro, além das tradicionais madeira e aço.

Fechaduras Elétricas

O travamento do tipo elétrico é muito comum em conjuntos residenciais, mas as fechaduras elétricas podem ser instaladas em residências e empresas. Elas funcionam, em resumo, pela ação de uma bobina que, ao receber carga elétrica, destrava a porta ou portão.

Quem está dentro do imóvel aciona a fechadura apenas pressionando um botão. E, para fechá-la, é só empurrar a porta para que se feche por encaixe. A fechadura elétrica promove um alto nível de segurança. Geralmente, ela trabalha em conjunto com um interfone e, por vezes, o botão de abertura remota se encontra no próprio aparelho.

Fechaduras Eletrônicas

Não confunda as fechaduras elétricas com as eletrônicas. As fechaduras elétricas possuem uma mecânica simples. Já, as fechaduras eletrônicas são mais tecnológicas. Elas podem contar com métodos diferentes para abertura.

Muitas vezes, as fechaduras eletrônicas têm, em vez de chaves tradicionais, teclas numéricas, onde devem ser digitadas senhas para a abertura da porta. Uma utilização muito comum é nas empresas, em setores que guardam valores ou outras informações importantes, como uma tesouraria, por exemplo.

Paralelamente, existem as fechaduras eletrônicas que funcionam usando de cartões especiais que devem ser inseridos ou passados em um vão, semelhante a uma máquina de cartão de crédito.

Conte com fechaduras eletrônicas da Silvana, do Grupo ASSA ABLOY, o mesmo da La Fonte.

Fechaduras Digitais

As fechaduras digitais são o que há de mais moderno, tratando-se de segurança. Já existem as que se integram a aplicativos de celular para seu funcionamento remoto. É possível, em alguns casos, até programar o travamento ou a liberação através de um timer.

Outros tipos de fechaduras digitais são também as biométricas, que fazem a abertura por meio da impressão digital ou mesmo o uso de uma senha em uma tela touch, semelhante a um smartphone. Elas promovem um padrão de segurança altíssimo.

Para fechaduras digitais, você poderá contar com as da marca Yale, do Grupo ASSA ABLOY Brasil. Elas são seguras e tecnológicas.

Quais tipos de fechaduras se adequam ao meu ambiente?

Depois de analisarmos diversos tipos de fechaduras, é hora de você escolher qual é a ideal para você. Após verificar os seus ambientes, tenha em mente os seguintes pontos:

• segurança;

• praticidade;

• estética;

• durabilidade.

Pensando nesses princípios, você está habilitado a fazer uma boa escolha. Para isso, você poderá checar os diversos modelos de fechaduras em nosso site. Mas se você não se sente à vontade ainda para decidir sobre a fechadura adequada, talvez esteja procurando mais dicas.

Para isso, acesse o site da La Fonte e conheça os tipos de fechadura e suas formas de utilização. Entre em contato conosco para ficar por dentro dos benefícios de escolher a fechadura adequada para a sua empresa ou residência.